logo
This is Photoshop's version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctornisi elit consequat
Latest Posts
+387648592568
info@GOtravel.com

SIGA-NOS:

[+351] 966 425 244

Top
 

Alentejo: um destino autêntico e único

17 Out

Alentejo: um destino autêntico e único

Vinhos reconhecidos por todo o mundo, pratos típicos e doçaria sem igual. Há mil e uma razões para visitar o Alentejo – e os seus costumes e tradições são algumas delas.

É pela sua autenticidade que o Alentejo se distingue, como região e destino turístico. Algo que a UNESCO já reconheceu há alguns anos, destacando a “identidade cultural muito forte” desta região e atribuindo o seu selo não só ao património construído, como o centro histórico de Évora, as fortificações de Elvas, classificados como Património da Humanidade, como ainda ao Cante Alentejano e aos Bonecos de Estremoz, classificados como Património Cultural Imaterial.

Se tivermos sorte, podemos assistir a apresentações do Cante Alentejano enquanto desfrutamos de uma refeição típica, num restaurante em Évora, Beja ou Mértola. Trata-se de um canto coral com duas vozes solistas que alternam com um coro, no qual também participam. As estrofes repetem-se num ciclo, repetido o número de vezes que os cantores desejarem. É essa repetição, bem como o andamento lento e a existência de muitas pausas, que fazem com que o cante tenha uma monotonia bastante bela. Os temas das canções, cantadas por grupos de homens ou mulheres, são normalmente tristes. Os alentejanos dão a conhecer o que lhes vai na alma, a melancolia, as saudades, o amor, as vontades e as recordações da terra que os viu nascer. Melodias características e únicas de uma região sem comparação.

O Cante Alentejano traz-nos também os costumes e tradições de um povo, ligado à agricultura, à criação de gado e à tauromaquia. Várias são as herdades alentejanas centradas na criação do touro bravo, e que permitem visitas. A verdade é que, dada a proximidade com Espanha, o Alentejo é uma das regiões portuguesas que mais partilha com nuestros hermanos a cultura e o “salero” latino, que pulsa nas veias de forcados e cavaleiros.

Para uma experiência verdadeiramente “alentejana”, procure os melhores locais para assistir a um espetáculo de Cante – e já agora, que seja acompanhado por uma deliciosa açorda de tomate ou migas com entrecosto, algumas das mais deliciosas refeições tipicamente alentejanas…

The Travel Corner

Sorry, the comment form is closed at this time.