logo
This is Photoshop's version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctornisi elit consequat
Latest Posts
+387648592568
info@GOtravel.com

SIGA-NOS:

[+351] 966 425 244

Top
 

Os sabores do Alentejo

17 Out

Os sabores do Alentejo

O aroma de uma açorda ou de um prato de migas com entrecosto transporta-nos instantaneamente ao sul do país, onde o prazer de bem comer (e também beber) se mistura com a tranquilidade das planícies a perder de vista, enlevando-nos, assim, num sentimento de paz e felicidade sem igual.

Talvez pelo intenso calor que nesta região se faz sentir, ou apenas por uma questão cultural, no Alentejo o tempo parece passar mais devagar, levando-nos a melhor apreciar as coisas boas da vida. E é à mesa que delas desfrutamos, pois a cozinha típica do Alentejo é um dos seus principais e irresistíveis atrativos.

É de sabores intensos e únicos que falamos, pois não há outro lugar em Portugal em que se misture com tamanha mestria ingredientes como coentros, hortelã, poejos, orégãos, azeite, alho, cebola, louro e outras ervas aromáticas, que caracterizam a gastronomia alentejana. É por isso que uma refeição no Alentejo não encontra igual no mundo, nomeadamente em pratos imperdíveis como açorda, ensopado de borrego, sopa de cação, sopa de beldroegas, sopa de tomate, sopa de toucinho ou até o cozido à portuguesa à moda do Alentejo.

Para comer antes, durante ou depois não podem faltar os típicos queijos curados, os enchidos, as azeitonas, o presunto: produtos da região que nos deixam a desejar por mais. Para terminar em beleza, vale a pena descobrir as sobremesas alentejanas, que vão buscar receitas à tradição conventual, onde a doçaria é feita à base de ovos, amêndoas e gila. Destacam-se, por exemplo, as barrigas de freira, o bolo de mel e a sericaia.

E para acompanhar tão gulosa cozinha, a escolha não pode ser outra que os vinhos do Alentejo. De facto, o Alentejo é uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal, que produz alguns dos melhores vinhos portugueses, reconhecidos internacionalmente.

Devido ao facto de ser uma zona muito soalheira, permite a perfeita maturação das uvas, dando origem a vinhos deliciosos. Destacam-se, por exemplo, os vinhos das sub-regiões vitivinícolas de Borba, Reguengos, Redondo e Évora, no centro do Alentejo, e no sul, os vinhos de Moura, Vidigueira e Granja-Amareleja. Os vinhos brancos DOC alentejanos são suaves, ligeiramente ácidos e apresentam aromas a frutos tropicais, enquanto os tintos são encorpados, ricos em taninos e com aromas a frutos silvestres e vermelhos.

Dos lugares aos sabores, a Travel Corner, como consultora de turismo, conhece cada particularidade dos principais destinos ibéricos. É, assim, o seu melhor aliado em qualquer aventura: desde um simples passeio à sua viagem de sonho.

The Travel Corner

Sorry, the comment form is closed at this time.