
À conquista do Douro
Numa visita ao Porto, há algo que não passa despercebido: o sempre vigilante e atento rio Douro, que embeleza cada paisagem da cidade – seja vista da Foz ou alto dos jardins do Palácio de Cristal.
Seguindo este belíssimo rio, descobrimos as impressionantes paisagens das suas margens, onde se multiplicam as vinhas que dão origem ao néctar que há séculos apaixonou os ingleses (o vinho o Porto) e os vinhos do Douro, alguns dos melhores e mais premiados do nosso país.
É pelas margens deste rio que conhecemos, também, algumas das mais encantadoras localidades do norte: para além do Porto e Gaia, Gondomar, Pinhão, Peso da Régua, Lamego, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e Miranda do Douro. Lugares imperdíveis numa viagem ao norte do país.
Com partida do Porto, há vários percursos disponíveis para descobrir o Vale do Douro e estas localidades: por estrada, de comboio, num barco de cruzeiro ou até de helicóptero – difícil é escolher.
Vale a pena, por exemplo, começar por visitar as caves onde o vinho do Porto envelhece, em Vila Nova de Gaia. Depois, em Peso da Régua, aconselha-se a visita do Museu do Douro, que apresenta outra perspetiva da cultura do vinho e da região. O Pinhão merece uma visita também – a estação de caminhos de ferro, mesmo à beira do rio, é visita obrigatória para conhecer os antigos azulejos dedicados à cultura da vinha.
Seja qual for o meio de transporte, do Porto até Barca de Alva contemplamos um sem fim de encostas de vinhas, que nos lembram que é daqui que saem alguns dos mais apreciados vinhos no mundo, que a todos apaixonam.
Como especialista em consultoria de turismo, a Travel Corner conhece cada um destes percursos – e pode aconselhar-lhe a melhor viagem, adaptada a si e às suas expectativas.
Sorry, the comment form is closed at this time.