
Alentejo: um destino autêntico e único
Vinhos reconhecidos por todo o mundo, pratos típicos e doçaria sem igual. Há mil e uma razões para visitar o Alentejo – e os seus costumes e tradições são algumas delas.
É pela sua autenticidade que o Alentejo se distingue, como região e destino turístico. Algo que a UNESCO já reconheceu há alguns anos, destacando a “identidade cultural muito forte” desta região e atribuindo o seu selo não só ao património construído, como o centro histórico de Évora, as fortificações de Elvas, classificados como Património da Humanidade, como ainda ao Cante Alentejano e aos Bonecos de Estremoz, classificados como Património Cultural Imaterial.
Se tivermos sorte, podemos assistir a apresentações do Cante Alentejano enquanto desfrutamos de uma refeição típica, num restaurante em Évora, Beja ou Mértola. Trata-se de um canto coral com duas vozes solistas que alternam com um coro, no qual também participam. As estrofes repetem-se num ciclo, repetido o número de vezes que os cantores desejarem. É essa repetição, bem como o andamento lento e a existência de muitas pausas, que fazem com que o cante tenha uma monotonia bastante bela. Os temas das canções, cantadas por grupos de homens ou mulheres, são normalmente tristes. Os alentejanos dão a conhecer o que lhes vai na alma, a melancolia, as saudades, o amor, as vontades e as recordações da terra que os viu nascer. Melodias características e únicas de uma região sem comparação.
O Cante Alentejano traz-nos também os costumes e tradições de um povo, ligado à agricultura, à criação de gado e à tauromaquia. Várias são as herdades alentejanas centradas na criação do touro bravo, e que permitem visitas. A verdade é que, dada a proximidade com Espanha, o Alentejo é uma das regiões portuguesas que mais partilha com nuestros hermanos a cultura e o “salero” latino, que pulsa nas veias de forcados e cavaleiros.
Para uma experiência verdadeiramente “alentejana”, procure os melhores locais para assistir a um espetáculo de Cante – e já agora, que seja acompanhado por uma deliciosa açorda de tomate ou migas com entrecosto, algumas das mais deliciosas refeições tipicamente alentejanas…
Sorry, the comment form is closed at this time.